domingo, 11 de setembro de 2011

Análise da obra cinematográfica “O Sonho de Cassandra”



Em “O Sonho de Cassandra” temos dois irmãos, com posturas diferentes, mas com a mesma identidade cultural e familiar. Cresceram em um ambiente onde os valores eram voltados para bens materiais e ao próprio dinheiro, onde a mãe trata a figura paterna com descaso, pelo fato de não ser bem-sucedido financeiramente. Apesar disso, assumem uma consciência moral, divergentes diante de situações extremas, como o ato de matar.

Em primeiro lugar, temos Ian, um irmão mais velho, que é dedicado ao pai, mas vive à “sombra” do sucesso do tio. Um sonhador, que na tentativa de ser rico, coloca sua ambição como desculpa para cometer um homicídio. Sua opção fundamental, diz que a família é mais importante, por isso, matar para “ajudar” o tio é um ato banal.
Logo, temos Terry, um irmão sem ambição, que gosta de ganhar dinheiro em apostas, mas diferente de Ian não o coloca como bem essencial. Também aprendeu que a família é algo importante, porém ele enxerga além disso, ele quer ter sua própria família, cria laços com uma namorada e sonham juntos. Não age com naturalidade, vive sob a opinião de um irmão mais velho imprudente. E só após cometer homicídio é capaz de pensar sozinho o que é certo e o que é errado. Percebe que matar é muito mais sério que apenas ajudar um parente. Após o homicídio passa a ter consciência moral, e essa “pesa” sobre ele e sua personalidade fraca faz com que não aguente o “fardo”.
Nesse enredo, percebe-se que o diretor Woody Allen brinca com simbolismos, usando como inspiração elementos da mitologia grega. Onde provoca o telespectador a questionar "Quem está certo e quem está errado?". Assim, a trama vai se desenrolando a uma verdadeira tragédia.


Título original: (Cassandra's Dream)
Lançamento: 2007 (França, EUA, Inglaterra)
Direção: Woody Allen
Atores: Ewan McGregorColin Farrell, John Benfield, Clare Higgins.
Duração: 108 min
Gênero: Drama

Trabalho apresentado ao curso de Teologia como requisito parcial de aprovação na disciplina Teologia Moral (Fundamental)  - 07/04/2010.

Um comentário:

  1. Aqui estou menino, como vai? Muito boa a sua análise, alias já dei uma olhadinha panorâmica em seu blog e me parece que encontrarei por aqui uma gama bastante interessante de assuntos relativos a Teologia e afins =)
    Deixo aqui o meu olá e,assim que assistir o filme, volto aqui para dar meu parecer! srsrsrs beijo =*

    ResponderExcluir